TwitterFacebook

Chamada de Comunicações

Decorre até 30 de novembro o período de entrega de resumos de  comunicações, que deverão ser enviados para congressolmc@gmail.com

Todos os detalhes em "Comunicações Livres".

3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"A «educação para os media» visa as competências, os conhecimentos e a compreensão que permitem aos consumidores utilizarem os meios de comunicação social de forma eficaz e segura."

Directiva SCSA de 10/03/2010

3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"A educação para os meios de comunicação constitui um elemento crucial da política de informação dos consumidores (…) da participação democrática activa dos cidadãos e do incremento do diálogo intercultural"

Resolução do PE de 16/12/08

3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

“[...] a literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade da informação de hoje [...] evitando ou diminuindo os riscos de exclusão da vida comunitária”

Recomendação da CE 20/08/09

Pavilhão do Conhecimento

Parque das Nações, Lisboa

17 e 18 de Abril 2015
Apresentação

As respostas às eternas perguntas “onde estamos, de onde vimos e para onde vamos?” tornaram-se, na nossa era, indissociáveis dos meios de comunicação e de informação. Através dos audiovisuais e das redes digitais os media conquistaram um tal lugar no quotidiano das pessoas e das sociedades que é quase impossível a vida sem aprender a usá-los, a compreender e a dominar os seus códigos, a entender os riscos e potencialidades que comportam, não só do ponto de vista técnico, mas também cultural e ético.

O Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM[1]), continuando o seu percurso rumo à consolidação das competências, dos conhecimentos e da compreensão do vasto universo que envolve o consumo consciente e eficiente dos media, está a organizar o 3.º Congresso sobre Literacia, Media e Cidadania, que se realizará em 17 e 18 de Abril de 2015, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Neste terceiro grande encontro, propomo-nos trazer para o centro da reflexão a atualidade e a complexidade da realidade em que nos inserimos, pelo que escolhemos como eixo do Congresso a “Literacia Mediática e Leituras Críticas do Mundo”.

Com efeito, na sua diversidade, o mundo – tanto o global como o local – constitui um desafio e uma oportunidade, que exige ser lido com atenção e espírito crítico, como se de um texto difícil se tratasse. O sentido do que acontece nem sempre ou quase nunca é evidente. A compreensão crítica do que nos chega advém da atenção e da análise dos acontecimentos, da partilha de informação e da participação à escala de cada um. Nós próprios construímos o texto da atualidade do mundo.

Convidamo-lo a acompanhar-nos e a participar ativamente nesta reflexão sobre a Literacia, os Media e a Cidadania, três conceitos não independentes, em que a Literacia é o ângulo de abordagem, os Media são o contexto e a Cidadania é o horizonte de sentido de um edifício que é a vida social em construção.

 

Inscreva-se!

Contamos consigo! O seu contributo é importante!



[1] O GILM é composto por representantes do Conselho Nacional de Educação, Comissão Nacional da UNESCO, Direção-Geral de Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Rádio e Televisão de Portugal, Rede de Bibliotecas Escolares, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e por duas personalidades a título individual: Maria Emília Brederode Santos e Maria Teresa Calçada.

 

Datas Importantes
30Nov
Chamada de Comunicações

Prazo para entrega de resumos das comunicações prorrogado até 30 de novembro