TwitterFacebook

Chamada de Comunicações

Terminou a 15 de fevereiro o período de entrega de resumos de  comunicações. Os textos finais deverão ser entregues até 30 de abril.

Todos os detalhes em "Comunicações Livres".

2º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"A «educação para os media» visa as competências, os conhecimentos e a compreensão que permitem aos consumidores utilizarem os meios de comunicação social de forma eficaz e segura."

Directiva SCSA de 10/03/2010

2º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"A educação para os meios de comunicação constitui um elemento crucial da política de informação dos consumidores (…) da participação democrática activa dos cidadãos e do incremento do diálogo intercultural"

Resolução do PE de 16/12/08

2º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"Literacia mediática é a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes as­pectos dos media e dos seus conteúdos e de criar comu­nicações em diversos contextos".

Recomendação da CE 20/08/09

Pavilhão do Conhecimento

Parque das Nações, Lisboa

10 e 11 de Maio 2013
Apresentação

O livro de atas do 2º Congresso já se encontra disponível. Pode consultar a versão integral aqui. Poderá ainda aceder aos diferentes capítulos através do menu "Livro de Atas".

 

APRESENTAÇÃO

Formar para um uso crítico e esclarecido dos meios de comunicação, quer dos tradicionais quer dos que resultam das novas tecnologias, é um imperativo de cidadania que constitui profunda preocupação do Grupo Informal sobre Literacia Mediática - GILM, constituído pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional de Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social e Gabinete para os Meios de Comunicação Social.

Trazer para a agenda pública esta dimensão da formação dos cidadãos, promovendo a consequente definição e aplicação de políticas coerentes de literacia e educação para os media é o objetivo partilhado das citadas instituições que, para o efeito, têm vindo desde 2009 a desenvolver um conjunto de atividades[1] destinadas a contribuir de forma substantiva para o aprofundamento de conhecimentos e para o debate sobre as múltiplas questões que integram o grande universo do “pensar e agir digital”.

Este 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania constitui, enquanto evento internacional, um importante desafio, no qual gostaríamos que participasse.

Serão, seguramente, dois dias substantivos em termos de análise de trabalhos de investigação, de discussão conceptual, de sugestões para a criação e implementação de políticas, para programas de formação e para práticas de intervenção.

Inscreva-se e seja muito bem-vindo(a) ao 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania!

 


[1] Entre as atividades desenvolvidas no âmbito do GILM há a destacar: em 2010: lançamento do Portal da Literacia Mediática (http://www.literaciamediatica.pt/); em 2011: organização do Congresso Nacional sobre Literacia Media e Cidadania , na Universidade do Minho (http://literaciamediatica.pt/congresso/); elaboração do Estudo “Educação para os Media em Portugal – Experiências, Atores e Contextos”, Edição da “25+1 - Agenda de Atividades de Educação para os Media” – UM/GMCS e aprovação da Recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre Literacia Mediática (http://www.literaciamediatica.pt/pt/documentos-de-referencia); em 2012: promoção da jornada nacional “Um Dia com os Media” (http://www.literaciamediatica.pt/umdiacomosmedia/apresentacao), a 3 de Maio, no Dia dedicado pela UNESCO à Liberdade de Imprensa e de Expressão.

Datas Importantes
Sem eventos agendados para o mês de Setembro 2014