Campeonato Europeu de Futebol 2020



Neste ano de 2021, devido à pandemia do COVID 19 que provocou um confinamento prolongado, desde o ano passado, está a decorrer o Campeonato Europeu de Futebol de 2020. Um evento que movimenta milhares de pessoas, entre jogadores, equipas técnicas e adeptos, desenrola-se um pouco por todo o continente europeu, pela primeira vez em 60 anos. Os jogos irão disputar-se em 11 diferentes cidades e 11 diferentes estádios, mantendo as regras do campeonato anterior de 2016. A fase de qualificação para esta prova decorreu entre 20 seleções de futebol, entre março e novembro de 2019. A fase final da competição decorre entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2021, sendo Portugal o atual Campeão Europeu da modalidade.

A Fase De Grupos – Equipas E Estádios

A primeira parte desta fase final do campeonato disputa-se entre seis grupos de equipas, que foram sorteados deste modo:

  • Grupo A: Turquia, Itália, País de Gales, Suíça
  • Grupo B: Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Rússia
  • Grupo C: Holanda, Ucrânia, Áustria, Macedónia do Norte
  • Grupo D: Inglaterra, Croácia, Escócia, República Checa
  • Grupo E: Espanha, Suécia, Polónia, Eslováquia
  • Grupo F: Hungria, Portugal, França, Alemanha

De cada grupo sairão equipas vencedoras, que passarão à fase seguinte. A competição divide-se em oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final, da qual sairá o campeão europeu de futebol 2020.

Os jogos irão decorrer em 11 estádios de 11 cidades europeias, a saber:

  • Londres, Inglaterra: Estádio de Wembley
  • São Petersburgo, Rússia: Estádio de São Petersburgo
  • Baku, Azerbaijão: Estádio Olímpico
  • Munique, Alemanha: Estádio de Futebol de Munique
  • Roma, Itália: Estádio Olímpico de Roma
  • Amesterdão, Holanda: Estádio Johan Cruijff
  • Bucareste, Roménia: Arena Nacional
  • Budapeste, Hungria: Estádio Ferenc Puskás
  • Copenhaga, Dinamarca: Estádio Parken
  • Glasgow, Escócia: Parque Hampden
  • Sevilha, Espanha: Estádio La Cartuja

Organização

A regulamentação deste evento está a cargo da UEFA – União das Federações Europeias de Futebol – que gere 55 federações nacionais da modalidade. Este ano, no entanto, a organização não ficou a cargo de um país, como era hábito. Os jogos distribuem-se por diversas cidades europeias.

Os jogos são transmitidos para todo o mundo através de parceiros de transmissão oficial da UEFA. Os adeptos podem acompanhar os jogos diretos e diferidos e outras transmissões televisivas sobre o torneio através de canais de televisão e de serviços digitais em “streaming”.

No que toca à presença de adeptos nos estádios, a UEFA regulamentou o processo tendo em conta a manutenção de cuidados contra o contágio por COVID 19 nos estádios. A gestão da bilheteira é feita com pormenor, para que cada jogo conte apenas com o número previsto de adeptos e este organismo criou um guia oficial do espetador para orientar a movimentação de pessoas que seguem os jogos.

Os Favoritos De 2020

Portugal encontra-se entre as equipas favoritas que disputam este campeonato, por entre Inglaterra, Espanha, Alemanha, Bélgica e França. São as principais referidas como candidatas ao título de Campeão Europeu de Futebol 2020.

No início de julho, o prestigiado jornal britânico “The Guardian” publicou um trabalho sobre o futebol português, referindo a qualidade e o êxito das equipas portuguesas – falava da equipa de Sub-21, bem como da seleção nacional que agora disputa o Campeonato Europeu de futebol. Segundo este diário, a ascensão de Portugal ao topo do futebol europeu tem origem na qualidade dos treinadores e técnicos que desenvolvem um excelente trabalho com as equipas.

Outro ponto forte português, segundo o mesmo jornal, passa pela formação, quer de jogadores, quer de treinadores, sendo Cristiano Ronaldo referido como o maior representante do nosso futebol no mundo.

Fernando Santos conta com uma equipa de jogadores de peso, liderada pelo capitão Cristiano Ronaldo, que já marcou mais de uma centena de golos pela seleção portuguesa.

Ronaldo – O Homem Dos Recordes

Cristiano Ronaldo soma e segue, golo atrás de golo, ultrapassando todos os recordes estabelecidos. Este avançado suplantou já o recorde de Michel Platini, considerado até agora como o melhor marcador do campeonato europeu de futebol. Após o primeiro jogo em que a seleção portuguesa participou – o Hungria-Portugal – Ronaldo torna-se no melhor marcador do EURO.

Além deste feito, o jogador pode ainda conseguir bater outros recordes este ano:

  • O jogador com mais golos em fases finais
  • O jogador com mais golos num só jogo na fase final
  • O jogador mais velho a marcar numa final

Cristiano Ronaldo é o jogador que participou em mais jogos das fases finais do EURO, num total de 212, e que detém o recorde do maior número de golos, incluindo a qualificação, quase duplicando a prestação do jogador que se encontra em segundo lugar, Zlatan Ibrahimović (25).

Já se fala na possibilidade de Ronaldo vir a quebrar outro recorde. Se o avançado ainda vier a participar, pela seleção portuguesa, no EURO 2024, terá então 39 anos. Poderá assim vir a ser considerado o jogador mais velho a participar, marcar ou ganhar um campeonato europeu de futebol.