TwitterFacebook

Chamada de Comunicações

Decorre até 30 de novembro o período de entrega de resumos de  comunicações, que deverão ser enviados para congressolmc@gmail.com

Todos os detalhes em "Comunicações Livres".

3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"A «educação para os media» visa as competências, os conhecimentos e a compreensão que permitem aos consumidores utilizarem os meios de comunicação social de forma eficaz e segura."

Directiva SCSA de 10/03/2010

3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

"A educação para os meios de comunicação constitui um elemento crucial da política de informação dos consumidores (…) da participação democrática activa dos cidadãos e do incremento do diálogo intercultural"

Resolução do PE de 16/12/08

3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

“[...] a literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade da informação de hoje [...] evitando ou diminuindo os riscos de exclusão da vida comunitária”

Recomendação da CE 20/08/09

Pavilhão do Conhecimento

Parque das Nações, Lisboa

17 e 18 de Abril 2015
Programa .::. Plano das sessões paralelas

Programa (PDF)

COMUNICAÇÕES LIVRES, WORKSHOPS e POSTERS
PROGRAMA

COMUNICAÇÕES LIVRES 1
SEXTA-FEIRA, 17 DE ABRIL, 11h30 – 13h00

MESA 1 – Literacia audiovisual
Moderador: Vítor Reia-Baptista
Sala: Azul (Pavilhão do Conhecimento)
Sexta-feira, 17 de abril, 11h30-13h00

Autor

Instituição

Comunicação

Pedro Dias

Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão

Projeto Ícaro TV: uma TV escolar no 1.º ciclo do Ensino Básico

Cláudio Magalhães

Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una/Belo Horizonte – Minas Gerais

É possível o letramento para a TV: uma proposta singela

Raquel Pacheco

UNL/FCSH; CICS, Universidade Nova de Lisboa; UFF; FCT

Literacia Audiovisual: políticas públicas e a sistematização de um novo/antigo campo em Portugal

Ana Cristina Carmelino

Universidade Federal de São Paulo

Leitura, análise e produção de esquete: contribuições para o letramento crítico

Heliana Silva

Universidade Estadual de Maringá-UEM,Paraná

Seminários de Cinema, História e Educação: Relato de Experiência de Quinze Anos de Ação.

MESA 2 – Rádio e Cidadania
Moderador: Maria José Brites
Sala: Amarela (Pavilhão do Conhecimento)
Sexta-feira, 17 de abril, 11h30-13h00

Autor

Instituição

Comunicação

Filomena Borges,

Filipa Subtil

Instituto de Ciências Sociais, UL; Escola Superior de Comunicação Social, IPL

Por uma arte radiofónica: a emergência de uma reeducação auditiva no tempo da mestiçagem

Fábio Ribeiro

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Rádio para surdos? Notas de um relatório europeu sobre possibilidades tecnológicas para tornar o discurso radiofónico mais visual e legível

Mariana Guerreiro

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

As potencialidades educativas da rádio em ambiente digital

Edgard Patrício

Universidade Federal do Ceará

O rádio educativo na percepção de professores da educação básica – O caso rádio escolar do Programa Mais Educação

MESA 3 – Inclusão social e digital
Moderador: Teresa Calçada
Sala: Verde (Pavilhão do Conhecimento)
Sexta-feira, 17 de abril, 11h30-13h00

Autor

Instituição

Comunicação

Simone Petrella

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Educação para os media e inclusão: uma possível sinergia

Celiana Azevedo

CIMJ e CESNOVA, Universidade de Lisboa

 

A influência das novas tecnologias de informação e comunicação nas relações sociais de pessoas mais velhas em Portugal

Ana Rocha

Junta de Freguesia Cascais Estoril

Ludobibliotecas Escolares e Comunitárias das Escolas Básicas do Concelho de Cascais sob gestão e dinamização da Freguesia Cascais Estoril

Ana Maria Almeida

UNIFESO, Brasil

Ler na Internet é leitura?

Paulo Ramos

Universidade Federal de São Paulo

Histórias em quadrinhos na formação de professores: uma discussão necessária

MESA 4 – Literacia e Numeracia
Moderador: Margarida Toscano
Sala: Vermelha (Microsoft)
Sexta-feira, 17 de abril, 11h30-13h00

Autor

Instituição

Comunicação

Carla Santos,

Cristina Dias

Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Portalegre, Centro de Matemática e Aplicações, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL

Numeracia: uma janela com vista para a sociedade de informação

Susana Pereira,

José Azevedo,

António Machiavelo

Faculdade de Ciências, Universidade do Porto; Faculdade de Letras, Universidade do Porto

A matemática na imprensa diária portuguesa

Alice Santos

Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade do Algarve

A cidadania através da literacia matemática

Teresa Cardoso

PORDATA/ Base de Dados Portugal Contemporâneo

PORDATA – qual o seu contributo para o conhecimento da realidade portuguesa e a participação cívica?

Nuno Neves

Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra

Literacia White Hat: O hacker na intersecção entre Media, Literacia e Cidadania

Sexta-feira, 17 de abril, 11h30-13h00

WORKSHOP 1 – Educar para as literacias

Dinamizador: Elsa Conde, Isabel Mendinhos, Paula Correia, Rede de Bibliotecas Escolares

Sinopse: Vivemos uma nova Era da informação e da comunicação em que é cada vez mais indispensável capacitar os jovens com um conjunto de saberes transversais para o bom uso da informação, a construção do conhecimento e o desenvolvimento da cidadania. A publicação pela Rede de Bibliotecas Escolares do referencial Aprender com a biblioteca escolar, em experimentação num conjunto alargado de escolas, integra-se neste processo de mudança e de resposta às novas exigências da sociedade, dotando as bibliotecas escolares de um conjunto de padrões de aprendizagem, orientações e exemplos definidores da sua ação curricular e formativa no campo das literacias,  designadamente da informação e dos media. Com o presente workshop pretende-se trabalhar, a partir do Aprender com a biblioteca escolar,  uma competência fundamental para a literacia dos media e a cidadania - o pensamento crítico - através de exercícios práticos de planeamento e de atividades de aplicação.

Sala: Laranja (Microsoft)

Nota: a participação nos workshops requer inscrição prévia online (consultar site do Congresso)

 

COMUNICAÇÕES LIVRES 2
SEXTA-FEIRA, 17 DE ABRIL, 16h15-17h45

MESA 5 – Crianças, Jovens e Notícias
Moderador: Ana Jorge
Sala: Azul (Pavilhão do Conhecimento)
Sexta-feira, 17 de abril, 16h15-17h45

Autor

Instituição

Comunicação

Maria José Brites

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho; Universidade Lusófona do Porto

O jornalismo e o quotidiano, a indústria e os jovens

Lídia Marôpo

Instituto Politécnico de Setúbal/Cesnova - Universidade Nova de Lisboa.

A voz de crianças e jovens nas notícias: o desafio da inclusão para os jornalistas

Ana Melro,

Sara Pereira

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Os jovens e o acompanhamento das notícias sobre a atualidade: uma revisão da literatura

Patrícia Silveira

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

As Crianças, as Notícias e o Conhecimento do Mundo

MESA 6 – Literacia e tecnologias digitais
Moderador: Sérgio Gomes da Silva
Sala: Amarela (Pavilhão do Conhecimento)
Sexta-feira, 17 de abril, 16h15-17h45

Autor

Instituição

Comunicação

Cristina Dias,

Carla Santos

Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Beja, Centro de Matemática e Aplicações, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa

 

A literacia das ferramentas web 2.0 é relevante no contexto educacional?

Ana Teixeira,

Lia Oliveira

Universidade do Minho

Instalação digital: um projeto de intervenção na comunidade escolar, por alunos do 5º ano de escolaridade

Jossemar de Matos Theisen, Adriana Fischer

Universidade Católica de Pelotas, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras

As tecnologias digitais como apoio para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos

Naiara Back,

Silvana Mota-Ribeiro

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Análise da atuação dos sujeitos brasileiros e portugueses no Facebook

Gilson Junior

Universidade Federal de Santa Catarina

Gaming, cultura e ciberespaço: sobre o “MIMIMI” em torno de mass effect 3 e a compreensão crítica dos jogos digitais

MESA 7 – Media e Públicos/Consumidores
Moderador: Luís Pereira
Sala: Verde (Pavilhão do Conhecimento)
Sexta-feira, 17 de abril, 16h15-17h45

Autor

Instituição

Comunicação

Gustavo Sá

Universidade do Porto

A percepção do comportamento social do dependente em Internet

Esser Silva

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

De Onze para Doze: A transformação do adepto em ator

Sónia Sebastião,

Ana Lemos

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

Media, Eventos Mediáticos e Protestos Cívicos: um exemplo brasileiro

Hália Santos

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Instituto Politécnico de Tomar

As mensagens da imprensa regional na defesa dos serviços públicos e a sua receção por parte dos consumidores/utentes

Mariana Barroso, Paulo Barroso

Escola Superior de Educação de Viseu

Do signo ao sentido: a codificação ideológica da alienação através da retórica visual na capa das newsmagazines

MESA 8 – Usos e práticas mediáticas
Moderador: Maria Emília Brederode
Sala: Vermelha (Microsoft)
Sexta-feira, 17 de abril, 16h15-17h45

Autor

Instituição

Comunicação

Célia Quintas,

Paula Lopes,

Inês Amaral,

Lídia Marôpo,

Bruno Reis

Universidade Autónoma de Lisboa

Jovens, novos media e tecnologia: resultados do estudo "Direitos Digitais- Uma password para o futuro”

Vítor Tomé

Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Aprendizagem nas redes sociais digitais: perceções de 150 professores e 549 dos seus alunos em Portugal

Odete Girão

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Práticas e usos dos media digitais pelos jovens

Wagner Bezerra,

Alexandre Farbiarz

Universidade Federal Fluminense

A mediação do consumo midiático no universo escolar: estudo de caso do Projeto Gente, da SME/RJ

Monica  Gallotti,

Jacqueline Souza,

Thais Santos

Universidade do Porto

Convergência entre a literacia informacional e a literacia mediática

Sexta-feira, 17 de abril, 16h15-17h45

WORKSHOP 2 – A utilização do vídeo em sala de aula: Se não podes vencê-los, junta-te a eles!

Dinamizador: Carla Barros Lourenço e Teresa Pombo, Direção-Geral da Educação

Sinopse: Neste workshop, procurar-se-á compreender o potencial da utilização do vídeo para a abordagem ao currículo, desde a utilização de recursos educativos digitais nesse formato, até à produção, pelos alunos, de pequenos segmentos. Serão apresentados recursos e ferramentas que permitam ajudar à sua utilização.

Sala: Laranja (Microsoft)

Nota: a participação nos workshops requer inscrição prévia online (consultar site do Congresso)

COMUNICAÇÕES LIVRES 3
SÁBADO, 18 DE ABRIL, 09h00-10h30

MESA 9 – Educar para a leitura crítica do mundo
Moderador: Lídia Marôpo
Sala: Azul (Pavilhão do Conhecimento)
Sábado, 18 de abril, 09h00-10h30

Autor

Instituição

Comunicação

Rui Pereira

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, UM

Literacia Crítica Mediática enquanto educação para o mundo

Juliana Doretto

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

'Escreve-nos': uma análise das cartas da Visão Júnior

Mariana Gomes

Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3

“Journal Junior”: uma análise do telejornal infantil francês do canal ARTE

Sara Pereira,

Joana Guimarães,

Patrícia Silveira

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Produção de notícias para crianças: a realidade portuguesa e internacional

Luísa Diz Lopes

Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, Bragança

Jornal Outra Presença – há 25 anos a formar, informar e educar

MESA 10 – Media, participação e identidades
Moderador: Pedro Jorge Braumann
Sala: Amarela (Pavilhão do Conhecimento)
Sábado, 18 de abril, 09h00-10h30

Autor

Instituição

Comunicação

Luiz Farias,

Heitor Rezende,

Benedita Delbono

Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi

Hermenêutica sobre as manifestações públicas na Internet

Paulo Barroso

Escola Superior de Educação de Viseu

O primado do “homem-meio”: a revolução coperniciana do self-media

Diego Galego

Universidade de Aveiro

Marco Civil no Brasil - A internet tem dono?

Cristina Rebelo,

Cristiane Lindemann

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho; Universidade de Santa Cruz do Sul

Porto, literacia local e identidade: a contribuição do Porto Canal e Porto24

Sandra Tavares

Departamento da Cultura, Media e Indústrias Criativas (CMCI), King`s College

O papel dos eventos mediáticos no processo de construção de valores de cidadania entre os jovens: estudo do caso dos Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016

 

MESA 11 – Cruzando literacias: publicidade e saúde
Moderador: Conceição Costa
Sala: Verde (Pavilhão do Conhecimento)
Sábado, 18 de abril, 09h00-10h30

Autor

Instituição

Comunicação

Susana Paiva

Media Smart

Media Smart 2.0

Ana Jorge

CIMJ / CICS.NOVA / FCSH, Universidade Nova de Lisboa

 

Educação para a publicidade e

(auto-)regulação: a comunicação comercial de produtos alimentares para crianças em Portugal

Rogério Covaleski

Universidade Federal de Pernambuco

O exercício da cidadania na literacia das novas narrativas publicitárias

A. Carvalho, Isilda Ribeiro

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Literacia em Saúde: Mentorship

Diana Pinto

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

O papel dos media na literacia para a saúde dos adolescentes

 

MESA 12 – Media, ludicidade e literacia
Moderador: Paula Lopes
Sala: Vermelha (Microsoft)
Sábado, 18 de abril, 09h00-10h30

Autor

Instituição

Comunicação

Sónia Pacheco

FCSH/UIED

 

Hábitos leitores e digitais dos educadores de infância: impacto no uso do computador pelas crianças do pré-escolar

Grécia Rodriguez,

Leonardo Albuquerque

Universidade do Minho

O "Mundo Criança"...território de curiosidades e descobertas. A natureza, a cidade e a educomunicação em diálogo com a cidadania infantil

Ana Monteiro, António Osório

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Lazer e Identidade no Uso de Novas Tecnologias por Crianças: “É o meu site”

Conceição Lopes,

Ana Monteiro,

Andreia Silva,

Ana P. Oliveira

Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Design de ludicidade co-participativo com crianças: contributos para a co-construção da literacia mediática

Ana Novo

Universidade Aberta/CIDEHUS-UÉ

Colaboração e literacia da informação nas escolas – uma responsabilidade partilhada

 

Sábado, 18 de abril, 09h00-10h30

WORKSHOP 3 – Licenciamento de conteúdos e direitos de autor na Internet

Dinamizador: Carlos Pinheiro, Rede de Bibliotecas Escolares

Sinopse: Os direitos de autor são direitos fundamentais dos cidadãos, encontrando-se consagrados na Constituição da República Portuguesa (art. 42.º ) e na Declaração Universal dos Direitos do Homem (art. 27.º ).  O desenvolvimento das modernas redes de informação, onde os conteúdos circulam num território indefinido, sem fronteiras, e onde ninguém em concreto tem poderes de comando nem de supervisão, se por um lado permitiu um acesso sem precedentes à produção cultural, por outro lado multiplicou as ameaças à propriedade intelectual. A forma de lidar com estas ameaças tem oscilado entre, por um lado, o reforço das medidas de proteção e endurecimento da repressão, e, por outro, iniciativas que visam repensar o direito de autor e o seu equilíbrio com os interesses de terceiros. Procuraremos debater estas e outras questões relacionadas com o direito de autor na Internet, enquadrando a discussão no contexto de educação para os media.

Sala: Laranja (Microsoft)

Nota: a participação nos workshops requer inscrição prévia online (consultar site do Congresso)

COMUNICAÇÕES LIVRES 4
SÁBADO, 18 DE ABRIL, 14.00h-15.30h

MESA 13 – Competências de Literacia para os Media
Moderador: Cristina Ponte
Sala: Azul (Pavilhão do Conhecimento)
Sábado, 18 de abril, 14.00-15.30h

Autor

Instituição

Comunicação

Armanda Matos
Maria Isabel Festas
Ana Maria Seixas

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Competências de literacia mediática em Portugal: Um estudo na educação pré-escolar, obrigatória e superior

Paula Lopes

Universidade Autónoma de Lisboa; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Avaliação de práticas e de competências de literacia mediática: Conceptualização e instrumentos metodológicos

Amália Carvalho

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Avaliação dos níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho

Paula Ochôa,

Leonor Pinto

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa- CHAM, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Sustentabilidade e medição de impactos em organizações culturais: o papel dos indicadores de literacia mediática, comunicação e cidadania

 

MESA 14 – Projetos e experiências de Educomunicação
Moderador: Teresa Pombo
Sala: Amarela (Pavilhão do Conhecimento)
Sábado, 18 de abril, 14.00-15.30h

Autor

Instituição

Comunicação

Andreia Vilhena,

Fernanda Martins

ICPD, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro

A literacia para os Media no ensino secundário: estudo e desenvolvimento de um modelo de práticas pedagógicas

Clarisse Pessôa

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Projeto EduComunicAção: educação para os media no 2º ciclo do ensino básico português

Karina Elian

UniBH / FAPEMIG / Educomuni

EDUCOMUNICAÇÃO: Campo, Interdisciplinaridade e Formação

Ana Rosa Dolabella

Centro Universitário de Belo Horizonte

Trabalho crítico e educomunicação

Raija Maria Vanderlei de Almeida

Universidade Federal de Campina Grande

Comunicação nos espaços de educação formal

 

 

MESA 15 – Programas e políticas de MIL
Moderador: Manuel Pinto
Sala: Azul (Pavilhão do Conhecimento)
Sábado, 18 de abril, 14.00-15.30h

 

Autor

Instituição

Comunicação

Simão Lomba

Instituo de Educação, Universidade de Lisboa

Programa Educativo de Literacia Informacional e Mediática

Carla Belo;

Rui Baltazar

Agrupamento de Escolas Emídio Navarro - Almada

Projetos Europeus e a Literacia para os Media

Cristiane Parente,

Manuel Pinto

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Observatórios de Media enquanto espaços de cidadania e o lugar das políticas públicas de Educomunicação

Luís Pereira,

Belinha de Abreu

 

Coventry University; Fairfield University;

Estratégias para recolher e organizar iniciativas de MIL numa escala global

Inês Santos Moura,

Vania Baldi

Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Olhares sonhadores para uma literacia em desenvolvimento

 

MESA 16 – Media e Cidadania
Moderador: Vítor Tomé
Sala: Vermelha (Microsoft)
Sábado, 18 de abril, 14.00-15.30h

 

Autor

Instituição

Comunicação

Paulo Roberto Junior

FACHA, UFF

 

O jornalismo audiovisual contemporâneo e as transformações dos telejornais

Sonia Lamy

Instituto Politécnico de Portalegre/CIMJ/C3i

 

As ONG como voz da sociedade civil organizada nos media - Um olhar sobre a RTP, a TSF, o Público e a agência Lusa

Gislane Moraes,

Samantha Carvalho

Universidade Federal do Piauí

 

Regionalização na mídia: um olhar sobre as reportagens da revista Cidade Verde – Piauí – Brasil

João Limão

CECS - Universidade do Minho; CIES/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; LabCom - UBI; CIMJ; CECL e CICANT - Universidade Lusófona

Os orçamentos participativos na imprensa nacional diária portuguesa

João Miranda

Faculdade de Letras da UC/Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

A evolução da regulação mediática: Análise comparada dos mecanismos normativos do jornalismo português

 

Sábado, 18 de abril, 14.00-15.30h

Workshop 4 – Rádio e cidadania activa

Dinamizador: Maria José Brites e Ana Jorge, projeto Radio Active 101

Sinopse: A Rádio foi por excelência o meio de transmissão de alguns dos acontecimentos mediáticos mais importantes da história. Ao mesmo tempo, é um meio intimista, inclusivo e educativo. Como tal, a rádio é um meio intrinsecamente democrático e pode ser facilmente usada pelos públicos que querem contar as suas histórias, os factos das suas comunidades e tornarem-se eles o emissor. Historicamente os ouvintes fizeram parte de programas, as rádios comunitárias serviram e servem as comunidades em que se inserem, como hoje fazem as rádios internet.

Todos estes predicados constituem pontos de partida para este workshop, no qual serão apresentados temas, problemáticas e metodologias para ativar a área da cidadania através de projetos de media colaborativos, incluindo uma reflexão sobre os fatores que afastam os jovens/alunos/participantes desses projetos, e ainda discutidas formas de sustentabilidade. A sessão focará a experiência acumulada com o Projeto RadioActive Europe, mas recorrerá a outros exemplos. O workshop pretende ainda ajudar na conceção de futuras iniciativas.

Sala: Laranja (Microsoft)

Nota: a participação nos workshops requer inscrição prévia online (consultar site do Congresso)

 

POSTERS
Átrio do Pavilhão do Conhecimento
17 e 18 de abril, 9.00h – 17.30h

1. O impacto da cultura de convergência nos acervos arquivísticos digitais: o caso do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)
Thais Santos
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2. Concursos de literacia mediática – uma estratégia de educação informal para os media?
Luís Pereira, Ana Jorge, Maria José Brites
Coventry University; Universidade Nova de Lisboa; CECS- Universidade do Minho; Universidade Lusófona do Porto

3. Bibliotecas, mediatecas e literacia para os media
Carla Bezerra, Filomena Del Rio
Agrupamento do Atlântico, Agrupamento de Arga e Lima

4. Potencialidades Pedagógicas das Tecnologias Móveis e Aplicações na Educação Pré-escolar
Joana Ferreira, Maribel Pinto
Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação

Datas Importantes
Sem eventos agendados para o mês de Outubro 2017